💬 O Steam é o melhor aplicativo de jogos de computador de sempre e eu posso provar 💬
Por que a Steam é a Melhor Plataforma de Jogos para PC?

No universo dos jogos de PC, diversas plataformas competem pela preferência dos jogadores: Steam, Epic Games Store, GOG Galaxy, Ubisoft Connect, entre outras. No entanto, mesmo com a crescente concorrência, a Steam continua sendo a escolha número um para milhões de usuários ao redor do mundo. Mas o que faz da Steam a melhor plataforma? A seguir, analisamos os principais pontos que a colocam à frente das demais.

1. Catálogo Imbatível de Jogos
A Steam possui a maior biblioteca de jogos disponível para PC, incluindo grandes lançamentos, títulos independentes, jogos clássicos e até mesmo softwares de edição. São milhares de títulos acessíveis em um só lugar, o que garante ao jogador uma ampla variedade de opções para todos os gostos e bolsos.

Em comparação, a Epic Games Store ainda tem um catálogo limitado e mais focado em jogos recentes.

O GOG, embora excelente para jogos clássicos, não consegue competir em volume com a Steam.

2. Promoções Lendárias e Preços Competitivos
Quem é gamer de PC sabe: as promoções da Steam são lendárias. As famosas Steam Sales (de verão, inverno, outono e primavera) oferecem descontos de até 90% em jogos, algo raramente igualado pelas outras plataformas.

Embora a Epic também faça promoções e distribua jogos grátis, a quantidade e variedade de títulos com desconto na Steam ainda é muito maior.

Além disso, a Steam permite que desenvolvedores independentes pratiquem preços competitivos, o que democratiza o acesso a jogos de qualidade.

3. Recursos da Comunidade
A Steam não é apenas uma loja, é também uma rede social para gamers. A plataforma oferece:

Chat integrado, grupos e fóruns.

Steam Workshop, que permite baixar e criar mods para centenas de jogos.

Cartas colecionáveis, conquistas e níveis de perfil que tornam a experiência mais interativa.

Outras lojas como a Epic Games Store ainda estão muito atrás no quesito comunidade e interação.

4. Funcionalidades Exclusivas
A Steam oferece uma série de recursos extras que tornam a jogabilidade muito mais prática:

Steam Cloud (salvamento na nuvem).

Remote Play Together, que permite jogar multiplayer local com amigos online.

Big Picture Mode, para usar a Steam como interface em TVs ou monitores grandes.

Compatibilidade com o Steam Deck, que expande a experiência para o portátil oficial da Valve.

5. Suporte a Mods e Conteúdo da Comunidade
Poucas plataformas oferecem um suporte tão bom para mods quanto a Steam. O Steam Workshop é um espaço integrado onde usuários podem instalar mods com apenas um clique, sem complicações de instalação manual.

A Epic e o GOG não possuem um sistema tão prático ou integrado para mods.

6. Segurança e Confiabilidade
A Steam é uma das plataformas mais seguras para comprar jogos. O sistema de pagamentos é confiável, a biblioteca de jogos é permanente e vinculada à conta do usuário. Além disso, a política de reembolso da Steam é clara: você pode devolver jogos com menos de 2 horas de gameplay em até 14 dias após a compra.

A Epic oferece algo similar, mas ainda não com a mesma praticidade e confiabilidade de anos que a Steam tem.

7. Experiência Completa e Consolidada
A Steam existe desde 2003, sendo pioneira na distribuição digital de jogos. Essa experiência acumulada permitiu que a Valve refinasse a plataforma ao longo de anos, tornando-a robusta, rápida e cheia de recursos.

Muitas outras plataformas ainda estão em fases de adaptação ou não possuem tantas funcionalidades quanto a Steam.

Conclusão
Com seu catálogo imenso, promoções imbatíveis, suporte à comunidade, recursos exclusivos e anos de liderança no mercado, a Steam continua sendo a melhor plataforma para comprar e jogar jogos no PC. Enquanto concorrentes como a Epic Games Store ou GOG tentam inovar com jogos gratuitos ou foco em clássicos, a Steam oferece o pacote mais completo e confiável para qualquer jogador.
Last edited by Kubark, In Memory of Laika; 27 Jul @ 1:51pm
< >
Showing 1-15 of 21 comments
posso ta falando bobagem, mas creio que a steam seja tão famosa pelo fato de que ela foi uma das primeiras plataformas de jogos para pc, e a valve não abandonou a plataforma, sempre tentou inovar e trazer coisas novas para nos meros usuarios
Primeiro post que não fala absurdos da mídia, parabéns. Devo elogiar esse post, daria até um prêmio, mas tenho poucos pontos.
Dexmine 27 Jul @ 2:11pm 
Meteu um chatgpt do nada KKKKKKKKKKKKKKK
POI 27 Jul @ 2:23pm 
vc fala isso mais tem conta na epic laika, deleta sua conta da epic então
Last edited by POI; 27 Jul @ 2:23pm
Must4Die 27 Jul @ 2:39pm 
Originally posted by Kubark, In Memory of Laika:
chat gpt auuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuuuu auuuuuuuuuuu chat gpt
EnZiBm 27 Jul @ 4:20pm 
não posso reclamar da steam mas infelizmente não tem concorrente e os que dizem concorrentes não fazem a mesma coisa que ela faz tipo mercado do steam que vc pode vender seus itens, por isso ainda acha que ela vai ficar no monopólio por anos ainda, as outras deviam copiar já que não tem capacidade de fazer melhor.
Sr. Xyz 27 Jul @ 4:53pm 
Fonte? :flocker1:
reportado
Originally posted by Sr. Xyz:
Fonte? :flocker1:
I made it up
Eu tenho o Laika na Epic Games, ele fica mais online jogando lá do que aqui.
Originally posted by Cavaleiro FVerde (BR):
isso é uma mentira eu te desafio a provar isso
Sr. Xyz 27 Jul @ 6:43pm 
Originally posted by Kubark, In Memory of Laika:
Originally posted by Cavaleiro FVerde (BR):
isso é uma mentira eu te desafio a provar isso
É isso aí! Exija a fonte da informação!

"A vingança é um prato que deve ser servido frio."
Velho ditado Klingon
Hunter 27 Jul @ 6:54pm 
1. TONELADAS E TONELADAS de LIXO! A loja toda poluída, nenhuma revisão do que entra e saí, era um dos motivos que eu torcia pra Epic por ter uma loja LIMPA, e derrubar mercenária da Valve, mas infelizmente não aconteceu e a Epic continua uma bost* :lunar2019laughingpig:

2. Tem nada de lendário nas promoções da Steam, dias passados, a Epic pelo menos dá jogos grátis e cupons de desconto pra qualquer jogo (Não sei se ainda fazem isso) Coisa que a miserável da Valve nunca fez. :steamfacepalm:
Originally posted by Hunter:
1. TONELADAS E TONELADAS de LIXO! A loja toda poluída, nenhuma revisão do que entra e saí, era um dos motivos que eu torcia pra Epic por ter uma loja LIMPA, e derrubar mercenária da Valve, mas infelizmente não aconteceu e a Epic continua uma bost* :lunar2019laughingpig:

2. Tem nada de lendário nas promoções da Steam, dias passados, a Epic pelo menos dá jogos grátis e cupons de desconto pra qualquer jogo (Não sei se ainda fazem isso) Coisa que a miserável da Valve nunca fez. :steamfacepalm:
1. "TONELADAS E TONELADAS de LIXO!"
É verdade que a Steam possui um catálogo imenso, o que naturalmente inclui alguns jogos de baixa qualidade ou produções independentes mais simples. Mas isso não é um defeito, e sim uma vantagem, porque:

A Steam democratizou o acesso aos desenvolvedores independentes, permitindo que jogos inovadores e criativos cheguem ao público, algo que não seria possível em plataformas “fechadas” como a Epic.

Existem sistemas de avaliação e reviews da comunidade, o que ajuda qualquer jogador a identificar facilmente se um jogo vale a pena ou não.

Uma loja “limpa” como a Epic significa menos opções para o consumidor. Quem quer apenas jogos AAA, pode filtrar facilmente na Steam; quem quer explorar pérolas indie, também encontra um catálogo riquíssimo.

A “poluição” citada, é, na verdade, liberdade de escolha para o usuário, algo que gamers valorizam cada vez mais.

2. "Promoções da Steam não são lendárias"
Dizer que as promoções da Steam não são lendárias é ignorar anos de tradição. As Steam Sales (Verão, Inverno, Black Friday) ficaram famosas no mundo inteiro por oferecerem descontos de até 90% em grandes títulos, algo que poucas lojas conseguem manter com tanta consistência.

Sobre a Epic dar jogos grátis:

É verdade que a Epic oferece jogos gratuitos, mas isso é uma estratégia para atrair usuários, já que o catálogo da loja é muito menor.

A Steam não precisa depender de jogos grátis porque oferece preços extremamente competitivos durante o ano inteiro, além de uma biblioteca consolidada e recursos exclusivos (como suporte para mods e a comunidade).

Além disso, a Steam já fez promoções com chaves, brindes e colecionáveis digitais, tornando as campanhas muito mais interativas do que apenas dar um jogo grátis.

Por que a Steam ainda é melhor?
Mesmo com a Epic oferecendo cupons e jogos grátis, ela não chega nem perto da robustez de recursos que a Steam oferece, como:

Suporte a mods (Steam Workshop), que a Epic não possui.

Comunidade ativa e fóruns, onde os jogadores trocam dicas e resolvem problemas.

Funcionalidades como Remote Play, Big Picture e Steam Cloud.

Maior catálogo do mercado, com jogos AAA e indies lado a lado.

A verdade é que a Epic ainda está anos atrás da Steam em termos de funcionalidades, confiabilidade e diversidade. A Epic pode ter uma loja “limpa”, mas é justamente essa limitação que a impede de competir de igual para igual.
Acho engraçado considerar o Workshop uma vantagem, pois dá pra instalar mods mesmo sem ele.

E salvamento em nuvem é algo que qualquer launcher tem hoje em dia.
Last edited by Pierce Dalton; 28 Jul @ 3:10pm
< >
Showing 1-15 of 21 comments
Per page: 1530 50