STEAM GROUP
Steam Client Beta SteamBeta
STEAM GROUP
Steam Client Beta SteamBeta
30,227
IN-GAME
110,497
Founded
8 January, 2013
All Discussions > Bug Reports > Topic Details
Bug com vibração excessiva do DualSense via Bluetooth (só normaliza ao reiniciar a Steam)
Olá, pessoal. Gostaria de relatar um bug estranho envolvendo o controle DualSense e a Steam, especificamente no modo de conexão via Bluetooth.

Antes de formatar meu computador, eu havia descoberto uma solução alternativa para um problema que fazia o controle vibrar no máximo o tempo todo, sem possibilidade de ajuste: bastava colocar a Steam no modo beta e conectar o DualSense via Bluetooth. Dessa forma, a vibração funcionava normalmente, como esperado. Importante ressaltar que esse problema nunca acontece via cabo USB — nesse caso, a vibração sempre funciona como deveria.

Porém, após formatar meu PC e reinstalar tudo (Steam, drivers etc), o comportamento mudou. Agora, toda vez que abro a Steam e conecto o controle via Bluetooth, a vibração fica automaticamente travada no máximo, o que é extremamente desconfortável em jogos.

O detalhe mais estranho é que, se eu reiniciar a Steam com o controle já conectado via Bluetooth, a vibração volta ao normal. Isso acontece tanto na versão padrão quanto na beta da Steam. Ou seja, o bug só ocorre na inicialização da Steam com o controle desligado. Se o controle já estiver ligado quando a Steam é iniciada (ou for reiniciada), a vibração se comporta normalmente.

Resumindo o problema:

DualSense via USB: tudo funciona normalmente.

DualSense via Bluetooth:

Se conecto o controle após abrir a Steam → vibração trava no 100%.

Se reinicio a Steam com o controle já ligado → vibração volta ao normal.

Isso acontece tanto na versão padrão quanto na versão beta da Steam.

Acredito que seja um bug relacionado à forma como a Steam inicializa o suporte ao DualSense via Bluetooth. Deixo esse relato na esperança de que seja útil para os desenvolvedores corrigirem isso em futuras atualizações. Se alguém estiver passando pelo mesmo problema ou tiver sugestões, estou aberto a ouvir!

Obrigado!
All Discussions > Bug Reports > Topic Details